Comportamento de gato - Parte I

Observando o meu gatinho Nick, o “muso” inspirador desse blog, fiquei um tanto intrigado com o comportamento dele. Extremamente dócil, amoroso e brincalhão ele age em determinados momentos como qualquer outro gato, exemplo: ronronar quando recebe carinho, correr pela casa e pular no sofá, enfim, gestos que todo o gateiro conhece muito bem, porém percebi, observando os gatos de alguns amigos, que o temperamento pode variar de bichano para bichano. Assim como nós seres humanos eles possuem atitudes e comportamentos próprios. No intuito de entender um pouco mais sobre esse assunto, pesquisei e encontrei algumas respostas nos site da UniãoZoófila e vou dividir o assunto em três partes e postar ao longo da semana. Por isso esteja sempre conectado com o Ideia de Gato!

Vamos, portanto, conhecer um pouco o comportamento dos gatinhos!

O que representa o ronronar do gato?

O ronronar de um gato é a sua manifestação máxima de satisfação. A forma de ronronar varia de gato para gato, existem animais que fazem barulho e outros que só conseguimos sentir pela respiração, mas esta diferenças são apenas físicas e não correspondem a níveis diferenciados de satisfação.

Quando o seu gatinho ronronar, delicie-se e continue a fazer-lhe festinhas, ele agradece e sabemos que você também.

Há excepções e pode também acontecer que o gato ronrone em momentos de dor.

O que significam as turrinhas e o roçar nas pernas?

Os gatos quando passam deliberadamente com o corpo pelas pernas do dono estão a libertas odores, só perceptíveis pelos outros gatos, que indicam que você lhe pertence. Evidentemente que representa que gosta tanto de si que anuncia a sua pertença a todos os outros gatos que possam existir nas redondezas, mesmo que não existam outros gatos na casa.

As turrinhas são uma forma meiga do gatinho chamar a atenção e normalmente significam que nos estão a pedir atenção e uma boa dose de mimos.

O meu gato vem para o meu colo e começa a amassar-me com as patinhas. Devo permitir?

Os gatinhos têm muitas formas de manifestar bem-estar e satisfação, quando se põe com as patinhas a amassar a nosso corpo é uma delas. Nessas alturas está mais uma vez a receber a mensagem de que o seu amigo gosta muito de si e que inclusive associa o dono aos sentimento que partilhou com a mãe.

Esse comportamento com as patas acontece sempre que um gatinho está a mamar e, em alguns casos, mantém-se para o final da vida sendo o dono o eleito para a prática.

É de notar que nem todos os gatinhos tem a necessidade de amassar os donos, não significam isso que gostam menos de si, significa apenas que não tem necessidade de se manifestar dessa forma.



Quando o gato faz um barulho estranho que parecem umas castanholas o que devo fazer?

Os gatos por vezes tem comportamentos que nos deixam espantados e que podem deixar um dono desprevenido em grande aflição, por não saber o que está a acontecer. Assim, quando ele se põe a olhar fixamente para um pássaro que está na janela e se produz uns barulhos estranhos, quase de aflição, um barulho feito com dentes e que parecem o bater de castanholas, não se assuste que nada de grave se está a passar.

Não deve ficar assustado, é uma atitude normal e deve estar relacionado com o instinto de caça sempre presente nos nossos amigos felinos, mesmo que nunca tenham caçado nada na vida.

Verá que quando o pássaro sair deixa de existir a manifestação e tudo volta ao normal.

Foto: Freepik
Vídeo: Simon's Cat

Nenhum comentário:

Postar um comentário