Comportamento de Gato - Parte III

Por fim a terceira parte de nossa série de perguntas e respostas sobre o comportamentos dos gatos. Utilizamos as informações contidas em União Zoófila. Vamos conferir!

O meu gato ao brincar comigo dá-me umas mordidelas pequeninas, é normal?

O gato por vezes morde dono, embora não de forma séria, por pura brincadeira. Os gatos, em especial quando são bebés ou jovens, exercitam muito os seus instintos de caça, quer com brincadeiras com outros gatos, quer com o dono.

Portanto, não estranhe que o seu gatinho pense que o seu pé é uma presa e em consequência simule um ataque com direito a umas mordidelas sem consequência.

É também muito comum quando tem que as simulações sejam feitas entre gatos e nesse caso, é delicioso vê-los brincar, rebolando-se e mordendo-se uns aos outros.

O meu gato faz xixi pela casa, este comportamento é normal?

Os gatos são animais que marcam o território, sendo a urina a forma mais forte de o fazer, apesar de existirem outros métodos menos perceptíveis pelo dono, tais como a libertação de odor ao fazerem turrinhas ou mesmo quando se esfregam no dono ou em objectos da casa.

A marcação do território existe quando a fêmea está com o cio, quando os gatos não estão castrados ou então mesmo castrados estão exposto a uma fêmea com cio, e quando existem muitos gatos num mesmo local.

Portanto, a marcação do território através da urina manifesta-se quer nos gatos quer nas gatas, apesar de ser mais comum nos gatos, mas desaparece, para ambos, após a castração. (ver tópico especifico sobre as vantagens da castração)

Os gatos podem ser agressivos sem qualquer razão aparente?

Os gatos não são animais agressivos e só atacam quando estão realmente em muitos apuros e não podem fugir para nem lugar seguro. A atitude normal de um gato que se sente ameaçado é esconder-se do perigo e não responder com uma ameaça.

Significa, portanto que para que o seu gato seja agressivo, situação muito perigosa para os outros gatos, cães ou mesmo humanos, é necessário existir muita tensão e acima de tudo é necessário que o gato esteja completamente encurralado.

Em situações normais as agressões que observamos, por exemplo com os outros gatos de casa, são pequenas e não trazem consequências de maior.

Existe alguma maneira de educar um gato?

Os gatos são persistentes ao ponto de muitas vezes no parecer que são muito teimosos, provocando a ideia de que nunca será possível convence-los a mudar de atitude, por exemplo convence-los de que não pode subir para cima da mesa na enquanto estamos a jantar.

Mas, apesar de não ser fácil e apesar de não ser garantido o sucesso, podemos educar o nosso gato. Para tal deve repreende-lo utilizando o som (lembre-se que os gatos ouvem muito melhor do que nós) pode gritar, fazer barulho com as mãos ou os pés.

Este método só tem efeito se for aplicado sempre com firmeza e de forma persistente, caso a sua reacção varie de dia para dia, uns dá-se ao trabalho de repreende-lo outros até acha que é uma graça vê-lo em cima da mesa, nunca irá conseguir educá-lo.

É de sublinhar que nunca deve perder a paciência e optar por lhe bater, pois este comportamento agressivo não tem qualquer efeito na educação do gato. É uma atitude que ele não percebe e portanto não irá produzir qualquer efeito na sua educação, irá apenas magoá-lo.



Por vezes o meu gato morde-me quando estou a fazer-lhe festas. O que significa tal comportamento?

Quando estamos a fazer festinha no nosso gatinho devemos perceber os sinais que eles nos transmitem. Se o gato está deitado com a cauda quieta significa que esta a gostar das festas e podemos continuar. Se esta a fazer ronrom, claro que está a gostar e podemos continuar.

Mas nem sempre as festinhas são bem vindas, pois pode acontecer que o gato quer estar sossegado e portanto não quer ser incomodado. O primeiro sinal que nos transmite, surge com o movimento da cauda que deixa de estar quieta e começa a movimentar-se para a direita e para a esquerda: nessa altura deve parar. Se insistir pode acontecer que a impaciência seja tal que pode levar a uma mordidela, que é como quem diz, basta!

A mordidela não significa que o seu gatinho não gosta de si, significa apenas que quer deliciar-se sozinho com a soneca.

É de sublinhar que as atitudes agressivas por vezes estão associadas a sentimentos de dor ou medo. Caso note mudanças de comportamento durante um longo período de tempo, deve levar o gato ao veterinário.

Foto: Freepik
Vídeo: Simon's Cat

Nenhum comentário:

Postar um comentário