Comportamento de Gato - Parte II

Continuando nossa série sobre comportamento de gato, com informações da União Zoófila, vamos entender sobre os sons que emitidos pelos bichanos, os momentos de tensão e o sono.

Quando o gato faz um barulho estranho que parecem umas castanholas o que devo fazer?

Os gatos por vezes tem comportamentos que nos deixam espantados e que podem deixar um dono desprevenido em grande aflição, por não saber o que está a acontecer. 

Assim, quando ele se põe a olhar fixamente para um pássaro que está na janela e se produz uns barulhos estranhos, quase de aflição, um barulho feito com dentes e que parecem o bater de castanholas, não se assuste que nada de grave se está a passar.

Não deve ficar assustado, é uma atitude normal e deve estar relacionado com o instinto de caça sempre presente nos nossos amigos felinos, mesmo que nunca tenham caçado nada na vida.
Verá que quando o pássaro sair deixa de existir a manifestação e tudo volta ao normal.

O meu gato passa a maior parte do tempo a dormir. É normal este comportamento?

Um gato quando tem a segurança suficiente para dormir, pode aproveitá-la ao máximo.
De fato, são animais que se deliciam com uma boa soneca, e passam a maior parte do dia a dormir (o sono pode ocupar dois terços do dia, pelo menos umas 10 a 12 horas e não raro, as 16/17 horas).
Portanto, não estranhe se o seu animal passa muitas horas a dormir: é perfeitamente normal e saudável.


Por vezes o meu gato fica com as orelhas para trás e fica com um ar muito concentrado, normalmente com barulhos que o assustam. O que significa este comportamento?

Quando um gato tem as orelhas baixas e para trás está com medo e será normal, caso se mantenha a origem do medo, que possa reagir com agressividade. É uma manifestação que deve dar atenção e deve, se possível, afastar a origem do medo.

É normal que quando se aproximam dois gatos possa existir este tipo de manifestações, mas verá que também é normal que com o tempo deixem de acontecer.

O meu gato por vezes fica com o pelo todo eriçado. O que é que significa?

Os gatos quando estão realmente assustados conseguem por todos os seus pelos eriçados, para parecerem muitos mais ameaçadores aos inimigos, pois ficam com um tamanho muito superior, pelo menos, visualmente.

Se mantiver a tensão, por exemplo, provocada pela proximidade de outro gato, é muito provável que exista luta ou pelo menos uma “bufadelas”.

Foto: Freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário